Khon Kaen, Tailândia – 03 de dezembro de 2023 – Alguns dos tailandeses que estavam em cativeiro pelo grupo terrorista Hamas em Gaza finalmente retornaram para casa. Com o reinício dos combates, dois deles, Nutthawaree Munkan e seu marido Bunthom Phankhong, falaram sobre os quase 50 dias em cativeiro.
O reencontro do casal com a família ocorreu na província nordestina de Khon Kaen. Na sexta-feira (1º), todos se sentaram para desfrutar da comida local.
Nutthawaree relembrou a vida como refém, dizendo: “Eu meditava o dia e a noite toda. Era a única coisa que podia me ajudar, apenas rezar e meditar.”
O casal passou cerca de quatro anos trabalhando em uma fazenda no sul de Israel. Na manhã de 7 de outubro, ouviram tiros. Tentaram se abrigar, mas foram levados por terroristas para locais separados em Gaza.
Bunthom relata: “Ficamos em um quarto que parecia ser de uma casa comum. Os terroristas não nos permitiam sair. Mantinham a porta fechada e entregavam comida e água de fora.”
O casal afirma que as refeições eram fornecidas apenas uma vez por dia. Dizem que os terroristas não os machucaram, mas todos os reféns tailandeses estavam sob grande estresse e precisavam se confortar mutuamente para sobreviver em Gaza.
Os dois foram libertados pelo Hamas na semana passada, juntamente com outros reféns. O governo tailandês acredita que outros nove cidadãos ainda estão sendo mantidos em Gaza.
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am