Tóquio, Japão – 30 de dezembro de 2023 – O Ministério das Relações Exteriores do Japão formalizou um protesto junto à embaixada sul-coreana em Tóquio em resposta a um recente exercício militar realizado pela Coreia do Sul nas águas próximas às disputadas Ilhas Takeshima.
Namazu Hiroyuki, diretor-geral do Bureau de Assuntos Asiáticos e Oceânicos do ministério, expressou seu profundo descontentamento ao diplomata sênior da embaixada sul-coreana, Kim Jang-hyun, na sexta-feira (29). Hiroyuki destacou que o exercício é extremamente lamentável e inaceitável, considerando as ilhas como parte inerente do território japonês.
As Ilhas Takeshima são objeto de uma longa disputa territorial entre Japão e Coreia do Sul. Enquanto o Japão afirma que as ilhas no Mar do Japão são parte integrante de seu território, a Coreia do Sul as controla, resultando em tensões frequentes entre os dois países.
O governo japonês reitera que a ocupação sul-coreana das ilhas é ilegal, e a disputa persistente é uma fonte contínua de tensão nas relações bilaterais. O protesto diplomático reforça a firme posição do Japão sobre a soberania das Ilhas Takeshima e destaca a sensibilidade dessa questão na região.
- China mira radar em caças japoneses; Tóquio protesta - 7 de dezembro de 2025 6:24 am
- Japão denuncia ataque com lasers de caças chineses - 7 de dezembro de 2025 3:23 am
- OMS pede união global contra futuras pandemias - 7 de dezembro de 2025 2:02 am
















