Davao, Filipinas – 07 de dezembro de 2023 – Um projeto importante de construção de túneis financiado pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) está em andamento na cidade de Davao, na ilha de Mindanao, sul das Filipinas. Com o objetivo de aliviar os persistentes congestionamentos de tráfego na cidade, o projeto é uma resposta ao aumento populacional para mais de 1,6 milhão de habitantes, que resultou em um aumento no número de veículos, destacando a falta de uma rede rodoviária eficiente.
O Projeto de Construção do Desvio da Cidade de Davao, com 45 quilômetros de extensão, foi lançado pelo governo filipino com a assistência da JICA. Uma parte essencial do projeto é a construção de dois túneis de montanha com 2 quilômetros cada.
Empreiteiras gerais japonesas estão envolvidas nos trabalhos de escavação dos túneis. Equipamentos de perfuração foram importados do Japão com o objetivo de transferir habilidades de escavação para engenheiros locais. Na quarta-feira, o progresso da construção foi apresentado a repórteres.
Os túneis escavados foram revestidos com concreto após lonas fabricadas no Japão serem aplicadas em suas superfícies. Essa tecnologia, desenvolvida no Japão, impede a infiltração de água, mantendo a resistência do túnel.
Mito Satoshi, da Shimizu Corporation do Japão, que lidera o projeto de construção do túnel, informou aos repórteres que, dada a topografia montanhosa de Mindanao, os túneis reduzirão o congestionamento do tráfego e, esperançosamente, revitalizarão as Filipinas como um todo.
O projeto está programado para ser concluído em março de 2025.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am