Tóquio, Japão, 28 de dezembro de 2023 – Em um desdobramento do escândalo envolvendo facções do Partido Liberal Democrático (LDP), procuradores de Tóquio iniciaram uma busca no escritório do deputado da Câmara Baixa, Ikeda Yoshitaka, no edifício dos membros da Dieta.
Ikeda, membro da maior facção do LDP, anteriormente liderada pelo falecido primeiro-ministro Abe Shinzo, está sob investigação em relação a um escândalo de arrecadação de fundos. Na semana passada, os procuradores já haviam realizado buscas nos escritórios da facção liderada por Abe.
Fontes informaram que o escritório de Ikeda é suspeito de ter recebido propinas no valor de mais de 40 milhões de ienes, ou cerca de 280 mil dólares, durante o período de cinco anos que antecede 2022. A suspeita recai sobre a omissão desses valores nos relatórios financeiros do político.
Esta é a primeira vez que procuradores realizam uma busca no escritório de um legislador ligado ao escândalo.
Ikedo, eleito para a Câmara Baixa em quatro ocasiões, ocupou o cargo de ministro da educação de outubro de 2021 a agosto de 2022. Fontes revelam que Ikeda já foi interrogado pelos procuradores de forma voluntária.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am