Seul, Coreia do Sul – 30 de dezembro de 2023 – O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, alertou nesta quinta-feira (28), que o reator nuclear experimental de água leve em construção no complexo de Nyongbyon, no Norte, pode se tornar totalmente operacional no próximo verão. A afirmação foi feita durante uma entrevista à imprensa sul-coreana.
Segundo Shin, Seul detectou sinais de água de resfriamento sendo liberada pelo reator desde o verão passado, estimando que o mesmo estará pronto para operação total no próximo verão.
Pyongyang afirma que o reator é destinado à geração de energia. No entanto, o ministro Shin destaca que, se for utilizado para fins militares, poderá ser empregado em testes para desenvolver um reator pequeno para um submarino nuclear. O chefe da defesa ressaltou que Seul monitorará de perto os movimentos do Norte.
A Coreia do Norte incluiu a posse de seu primeiro submarino nuclear em seu programa de defesa de cinco anos.
Na semana passada, o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, expressou preocupação com as descargas de água quente ao redor do reator de água leve, indicando que a instalação atingiu a criticidade. A situação aumenta as tensões na região, levando a Coreia do Sul a adotar uma postura de vigilância diante dos avanços nucleares do país vizinho.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am