Tóquio, Japão – 29 de dezembro de 2023 – A variante do coronavírus conhecida como JN.1 está se tornando cada vez mais prevalente em todo o Japão, alertam pesquisadores do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas. Esta sub-variante da Omicron, recentemente designada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante de interesse”, está levantando preocupações devido à sua possível capacidade aprimorada de invadir o sistema imunológico humano.
De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, a variante JN.1 responde por aproximadamente 31% de todos os casos detectados nesta semana, um aumento significativo em relação aos 11,6% registrados na semana que terminou em 3 de dezembro.
A OMS destaca que a JN.1 foi identificada em 41 países até 16 de dezembro, incluindo França, Singapura, Reino Unido e Suécia. Nos Estados Unidos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) relatam que a variante representou cerca de 44% dos novos casos nas últimas duas semanas até 23 de dezembro, um aumento de cerca de 20 pontos percentuais em relação às duas semanas anteriores.
O Professor Hamada Atsuo, da Universidade Médica de Tóquio, enfatiza que o vírus está se espalhando mais rapidamente em países onde a variante JN.1 está se tornando mais prevalente. Ele insta a população japonesa a adotar medidas anti-infecção rigorosas para conter a disseminação da variante.
As autoridades de saúde estão monitorando de perto a situação e ajustando as estratégias conforme necessário. A população é aconselhada a seguir as orientações de saúde pública, incluindo o uso de máscaras, distanciamento social e a busca por vacinação, reforçando a importância da prevenção para mitigar os riscos associados à variante JN.1 do coronavírus.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am