Londres, Reino Unido – 21 de dezembro de 2023 – O Ministério da Defesa britânico divulgou na terça-feira (19), uma análise afirmando que é altamente provável que a Rússia tenha realizado, na semana passada, a primeira utilização de um míssil Kinzhal contra a Ucrânia desde agosto. A análise ressaltou também a baixa precisão da arma até o momento.
O míssil Kinzhal é uma das seis novas “super armas” anunciadas pelo presidente russo Vladimir Putin em 2018. A Rússia afirma que o míssil é hipersônico, atingindo uma velocidade máxima de Mach 10.
O Ministério da Defesa britânico afirmou que a Rússia tem reservado os mísseis Kinzhal para o que percebe como alvos de alto valor. Além disso, destacou que muitos lançamentos provavelmente não atingiram os alvos pretendidos, enquanto a Ucrânia conseguiu interceptar alguns desses mísseis.
A Força Aérea da Ucrânia declarou na quarta-feira (20), que os sistemas de defesa aérea do país destruíram 18 dos 19 drones de ataque lançados pela Rússia. Os ataques visaram Kyiv, a região sul de Odesa e outras áreas.
Autoridades relataram que nove pessoas, incluindo quatro crianças, ficaram feridas no ataque à cidade do sul de Kherson. A situação aumenta as preocupações sobre a escalada do conflito e a segurança na região.
- Tribunais japoneses negam nacionalidade a descendentes filipinos - 13 de novembro de 2025 9:16 am
- Embaixada dos EUA alerta para ataques de ursos no Japão - 13 de novembro de 2025 9:06 am
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
















