14.9 C
Kóka
quarta-feira, 15 outubro, 2025 1:37: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais de 400 mil estudantes de ensino médio no Japão apresentam sinais de possível evasão escolar

Pesquisa revela que, em alguns casos, alunos se recusam a entrar em sala de aula, alertando para um preocupante aumento nos casos de evasão escolar no país.

spot_img

Tóquio, Japão – 18 de dezembro de 2023 – Uma pesquisa recente realizada pela organização sem fins lucrativos Katariba revelou que mais de 400 mil estudantes do ensino médio no Japão estão apresentando sinais que podem levar à evasão escolar. Alguns desses jovens se recusam a entrar em suas salas de aula, mesmo estando na escola.

A pesquisa, conduzida online entre outubro e novembro deste ano, contou com a participação de 5.953 estudantes do ensino médio em todo o país. O governo japonês define evasão escolar como qualquer ausência da escola por 30 dias ou mais por ano, sem uma desculpa válida, como doença.

Os resultados da pesquisa apontam que 277 estudantes, o que representa 4,7% do total, estão em situação de evasão escolar. No entanto, o estudo alerta que outros alunos também estão enviando sinais de que podem seguir o mesmo caminho.

Alguns se recusam a frequentar a escola por mais de uma semana, embora fiquem ausentes por menos de 30 dias. Há casos de alunos que vão à escola, mas passam a maior parte do tempo na enfermaria ou no escritório do diretor. Além disso, há estudantes que expressam internamente o desejo de estar em outro lugar, em vez de na escola todos os dias.

Essas tendências foram observadas por 785 estudantes, o que representa 13,2% dos entrevistados. A organização estima que o número em todo o país seja de cerca de 410 mil estudantes do ensino médio, um aumento de 80 mil em relação a uma pesquisa realizada por outro grupo usando o mesmo método há cinco anos.

A presidente da Katariba, Imamura Kumi, destaca que superar a evasão escolar pode ser facilitado ao resolver problemas desde o início. Ela enfatiza que, para evitar que os estudantes se tornem evasores, a sociedade deve aumentar a conscientização sobre a importância de estender uma mão amiga a essas crianças vulneráveis. O alerta é claro, e a necessidade de intervenção precoce se torna crucial diante do aumento preocupante nos casos de evasão escolar.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img