Taichung, Taiwan – 23 de dezembro de 2023 – Autoridades taiwanesas detiveram um jornalista acusado de publicar pesquisas de opinião falsas sobre a próxima eleição presidencial em Taiwan, alegando que o repórter atuava em nome de um comitê do Partido Comunista Chinês sediado na província de Fujian, no continente.
O Gabinete dos Promotores do Distrito de Taichung, em Taiwan, colocou o jornalista sob custódia na sexta-feira (22), por publicar pesquisas falsas oito vezes em várias mídias online desde outubro.
Os promotores acreditam que o repórter distribuiu informações falsas com a intenção de influenciar o voto das pessoas.
O jornalista é suspeito de solicitar a outra pessoa a produção de uma série de pesquisas falsas, nas quais mais de 300 eleitores de cada uma das regiões norte, central e sul de Taiwan participaram.
No entanto, os investigadores afirmam ter constatado que nenhuma entrevista foi realizada e as classificações de aprovação dos candidatos foram inventadas.
Em novembro, o chefe do Bureau de Segurança Nacional de Taiwan informou ao legislativo que funcionários de agências de pesquisa haviam visitado a China após serem convidados pelas autoridades continentais.
O bureau de segurança está monitorando de perto se essas organizações recebem fundos da China.
A eleição presidencial de Taiwan está marcada para 13 de janeiro.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am