Tóquio, Japão, 19 de dezembro de 2023 – A Agência de Assuntos Culturais do Japão está pronta para apresentar à UNESCO uma proposta de inclusão do “Shodo,” a caligrafia japonesa, na prestigiada Lista de Patrimônio Cultural Imaterial da organização. A decisão foi tomada durante uma reunião do painel da agência nesta segunda-feira (18).
O Shodo é uma forma de arte que envolve escrever caracteres chineses ou hiragana com “sumi,” ou tinta preta, usando uma técnica tradicional e o manuseio de “fude,” ou pincel de caligrafia.
A agência destaca que a escolha da caligrafia como item proposto visa disseminar a diversidade e a profundidade da cultura japonesa para o mundo. O plano é submeter a proposta à UNESCO até o final de março do próximo ano, após obter a aprovação formal do governo. A expectativa é que a UNESCO discuta a nomeação do Japão para a lista por volta de novembro de 2026.
Além da proposta do Shodo, o Japão pretende sugerir a inclusão de mais elementos em alguns de seus itens já registrados no Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, aproveitando um processo de seleção expandido. Os itens em questão são o Washi, a arte tradicional de produção de papel japonês feito à mão, e os festivais de flutuação Yama, Hoko, Yatai, bem como técnicas arquitetônicas tradicionais.
O Japão já possui 22 itens registrados na Lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, incluindo o teatro Nogaku e a culinária tradicional japonesa, Washoku.
Atualmente, o país também propõe a inclusão da fabricação tradicional de saquê na lista da UNESCO.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

