Tóquio, Japão – 22 de dezembro de 2023 – O governo japonês está planejando simplificar os controles de imigração e alfândega nos aeroportos, visando aprimorar a experiência de visitantes estrangeiros e outros passageiros. Com a recente recuperação do turismo no país, mais de 20 milhões de pessoas visitaram o Japão este ano, o número mais alto desde 2019, antes da pandemia de coronavírus.
Atualmente, os viajantes enfrentam longas esperas para concluir os procedimentos de imigração e alfândega nos principais aeroportos japoneses. O novo sistema proposto será disponibilizado para pessoas que fizerem registro online antes de visitar o país.
Atualmente, os passageiros precisam escanear QR codes e passaportes nos terminais tanto na imigração quanto na alfândega. Com o novo sistema, será necessário escanear apenas antes dos procedimentos de imigração. Além disso, os passageiros poderão passar pela alfândega utilizando a autenticação facial, caso não haja nada suspeito.
O governo pretende iniciar o uso do sistema em caráter experimental no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, em janeiro, para analisar sua eficácia. A expectativa é implementar o sistema em aeroportos de todo o país a partir do ano fiscal que se inicia em abril. A iniciativa visa reduzir os tempos de espera e facilitar a entrada de visitantes, promovendo a eficiência nos procedimentos de imigração e alfândega.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am