Tóquio, Japão – 23 de dezembro de 2023 – A Agência Nacional de Polícia do Japão (National Police Agency – NPA, na sigla em inglês) anunciou planos de aumentar o limite de velocidade para caminhões em autoestradas como parte dos esforços para enfrentar a iminente escassez de mão de obra na indústria de transporte, temida para intensificar a partir de abril do próximo ano.
De acordo com a proposta, o limite de velocidade para caminhões com peso bruto de oito toneladas ou mais será elevado para 90 quilômetros por hora, em comparação com os atuais 80 quilômetros por hora.
Essa iniciativa surge em meio à imposição de regulamentações mais rigorosas sobre o trabalho extra de motoristas de caminhão, programadas para entrar em vigor em abril. A expectativa é que tais regulamentações reduzam significativamente o número de motoristas disponíveis, comprometendo a capacidade da indústria de transporte.
Anteriormente, um painel de especialistas da NPA concluiu que o aumento do limite de velocidade não comprometerá seriamente a segurança do tráfego, com base em análises da velocidade de viagem em autoestradas e na instalação de dispositivos de segurança em veículos.
Alguns motoristas de caminhão que foram consultados pelo painel afirmaram que o aumento do limite de velocidade ajudará a melhorar a qualidade de seus negócios e a produtividade do trabalho.
A NPA planeja realizar emendas na legislação relacionada até abril. As autoridades decidiram não aumentar o limite de velocidade para combinações de caminhões e reboques após examinar a estrutura desses veículos e o número de acidentes envolvendo-os.
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am
- Terremoto de M5 atinge ilhas Toshima - 2 de julho de 2025 5:27 am