Gaza, Palestina – 30 de dezembro de 2023 – As forças israelenses intensificaram suas ofensivas aéreas e terrestres no centro e sul da Faixa de Gaza, resultando, segundo relatos do grupo terrorista Hamas, na morte de dezenas de pessoas.
A rede de TV via satélite Al Jazeera, sediada no Catar, informou que pelo menos 35 pessoas foram mortas em ataques aéreos israelenses em dois campos de refugiados no centro de Gaza na sexta-feira (29).
Aeronaves militares israelenses também realizaram um ataque em uma área residencial em Rafah, no sul de Gaza, na noite de quinta-feira (28), resultando na morte de pelo menos 20 pessoas. Rafah tornou-se densamente povoada com deslocados.
Na quinta-feira, o governo egípcio anunciou ter apresentado um plano de cessar-fogo em três fases a todas as partes envolvidas. Até o momento, não houve respostas de nenhuma das partes envolvidas.
Embora o governo egípcio não tenha divulgado detalhes sobre a proposta, mídias do Oriente Médio relataram que o Egito propôs, na primeira fase, a interrupção dos combates por 10 dias, com Israel libertando um certo número de prisioneiros palestinos em troca da liberação de crianças e mulheres mantidas como reféns pelo Hamas.
Um membro sênior da ala política do grupo terrorista Hamas disse a repórteres na quinta-feira, que o que as pessoas desejam não é uma pausa temporária ou parcial nos combates, mas um cessar-fogo abrangente. A escalada das hostilidades e as propostas de cessar-fogo indicam a urgência e a complexidade do conflito em curso na região.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am