Tel Aviv, Israel – 24 de dezembro de 2023 – O Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou que as forças israelenses intensificarão sua ofensiva no sul de Gaza, com o objetivo de erradicar completamente o grupo terrorista Hamas. Segundo Gallant, a operação no norte de Gaza está gradativamente desmobilizando as unidades do Hamas e anulando suas capacidades subterrâneas.
Em uma entrevista na sexta-feira (22), Gallant afirmou que as forças israelenses também estão atuando na área de Khan Younis, onde se acredita que o líder sênior do Hamas, Yahya Sinwar, esteja se escondendo. O ministro destacou que Sinwar agora ouve veículos das forças israelenses acima dele e os bombardeios da Força Aérea de Israel, acrescentando que ele “encontrará nossos artilheiros em breve”.
Em resposta, o Hamas emitiu uma declaração no mesmo dia, classificando as afirmações de Gallant como “uma ameaça vazia”.
Na sexta-feira, o exército israelense divulgou imagens do interior de um túnel subterrâneo, supostamente filmado por uma câmera presa a um cão. O túnel se estendia por centenas de metros e incluía salas de comando e comunicação.
O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, informou aos repórteres que os soldados descobriram uma “infraestrutura significativa de terror subterrânea” na Cidade de Gaza e destruíram todo o túnel. Ele acrescentou que as forças israelenses continuarão suas operações contra os túneis do Hamas, tornando impossível para o grupo lançar ataques contra Israel a partir de sua rede de túneis.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am