Teerã, Irã – 26 de dezembro de 2023 – O governo do Irã rejeitou, veementemente, as alegações dos Estados Unidos de que um drone iraniano teria atacado um petroleiro químico de propriedade japonesa no Oceano Índico. No sábado (23), o Departamento de Defesa dos EUA afirmou que um drone de ataque, que chamou de “one-way,” lançado pelo Irã, atingiu o petroleiro.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Nasser Kanaani, negou a acusação durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (25), classificando-a como “sem valor.” Kanaani argumentou que o governo dos EUA é responsável pelo “início da guerra em Gaza e sua continuação por mais de dois meses e meio.” Ele afirmou que os EUA não estão em posição de fazer acusações infundadas contra outros países.
Além disso, o Irã também negou envolvimento nos ataques realizados pelo grupo terrorista Houthi, do Iêmen, a embarcações comerciais no Mar Vermelho, em retaliação aos ataques de Israel em Gaza.
No sábado (23), a Guarda Revolucionária Iraniana alertou que, caso Israel continue com seus ataques, os Estados Unidos e seus aliados “devem aguardar o surgimento de novos poderes de resistência e o fechamento do restante das rotas marítimas,” incluindo o Mar Mediterrâneo. A situação eleva ainda mais as tensões na região, aumentando a preocupação sobre a estabilidade geopolítica no Oriente Médio.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am