Londres, Reino Unido, 19 de dezembro de 2023 – Em meio a crescentes preocupações com a segurança após ataques repetidos do grupo terrorista Houthi, financiado pelo Irã, a navios na região, grandes empresas de navegação decidiram suspender temporariamente as passagens pelo Mar Vermelho.
A gigante britânica do petróleo BP anunciou nesta segunda-feira (18), a suspensão temporária de todas as travessias pelo Mar Vermelho, citando a “deterioração da situação de segurança para a navegação na região”. A empresa optará por rotear seus navios ao redor do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África.
A dinamarquesa A.P. Moller-Maersk e a suíça Mediterranean Shipping Company tomaram medidas semelhantes, conforme relatado pela mídia britânica.
A Evergreen Marine de Taiwan também anunciou a suspensão temporária do serviço de importação e exportação para Israel devido ao “aumento do risco e considerações de segurança”. Os navios da Evergreen programados para passar pelo Mar Vermelho serão redirecionados ao redor do Cabo da Boa Esperança, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Analistas apontam que evitar o Mar Vermelho provavelmente resultará em aumento nos custos de navegação e mais atrasos nas operações.