Tóquio, Japão – 23 de dezembro de 2023 – O governo japonês, sob a liderança do Primeiro-Ministro Kishida Fumio, aprovou na sexta-feira (22), à noite, um projeto de orçamento para o ano fiscal de 2024, totalizando cerca de 112 trilhões de ienes, ou aproximadamente 789 bilhões de dólares.
Kishida afirmou que o orçamento visa enfrentar questões urgentes e oferecer suporte à economia. Mais de 30% do total do orçamento está destinado a custos de seguridade social, considerando o envelhecimento da sociedade japonesa e a taxa de natalidade em declínio. Esse valor representa um aumento de 6 bilhões de dólares em comparação ao último orçamento fiscal.
As medidas incluem a expansão do programa de subsídio infantil do Japão em dezembro do próximo ano, abrangendo todas as crianças até 18 anos, sem limite de renda. Atualmente, o subsídio é pago para crianças até o final do ensino fundamental.
Famílias com três ou mais filhos não enfrentarão mais um limite de renda para um programa que subsidia mensalidades e taxas de entrada na universidade.
A estimativa total da receita tributária no orçamento permanece semelhante à do ano fiscal de 2023. O governo planeja emitir títulos soberanos para cobrir um déficit de receita de cerca de 246 bilhões de dólares.
O valor total dos títulos do governo japonês em circulação até o final do próximo ano fiscal agora é esperado que ultrapasse 7,7 trilhões de dólares.
O projeto de orçamento será apresentado durante a próxima sessão regular da Dieta, que começa em abril, marcando o início do ano fiscal de 2024.