22.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/07/18  11:13
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coréia do Sul nomeia novo ministro das Relações Exteriores e novo diretor para o Serviço Nacional de Inteligência

Escolha de ex-embaixador na ONU sinaliza realinhamento diplomático enquanto Yoon Suk-yeol prepara sua administração para desafios norte-coreanos.

Seul, Coreia do Sul – 20 de dezembro de 2023 – O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, anunciou nesta terça-feira (19), a nomeação do ex-embaixador na Organização das Nações Unidas (ONU), Cho Tae-yul, para o cargo de Ministro das Relações Exteriores. A decisão visa realinhar a diplomacia sul-coreana em um momento crucial, com o presidente indicando uma ênfase renovada na resposta às ameaças nucleares e de mísseis provenientes da Coreia do Norte.

Cho Tae-yul, que anteriormente ocupou postos importantes como vice-ministro das relações exteriores, traz consigo uma vasta experiência diplomática. A substituição ocorre em meio a relatos da mídia sul-coreana indicando que o atual ministro das relações exteriores, Park Jin, planeja concorrer nas eleições gerais de abril.

Além da mudança no Ministério das Relações Exteriores, o gabinete presidencial anunciou que o assessor de segurança nacional, Cho Tae-yong, assumirá o posto mais alto no Serviço Nacional de Inteligência. A posição ficou vaga devido à renúncia do diretor anterior.

A imprensa sul-coreana destaca que, desde outubro, o presidente Yoon tem promovido uma série de substituições em cargos-chave, incluindo o ministro da defesa. Especula-se que essas mudanças visam fortalecer a capacidade de resposta da administração aos desafios apresentados pelas crescentes ameaças nucleares e de mísseis provenientes da Coreia do Norte.

O realinhamento estratégico sugere uma postura mais assertiva por parte do governo sul-coreano diante das tensões na região, indicando uma abordagem firme em relação à segurança nacional e às relações com o vizinho do norte. O presidente Yoon Suk-yeol parece estar moldando sua administração para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos que permeiam a geopolítica na península coreana.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)