Canberra, Austrália – 16 de dezembro de 2023 – O governo australiano está comemorando a aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos para a venda de submarinos nucleares para Canberra, sob o pacto de segurança AUKUS, que também inclui o Reino Unido. Mais de dois terços da Câmara dos Representantes aprovaram o acordo na quinta-feira (14).
Os três submarinos da classe Virginia estão programados para serem transferidos para a Austrália até o início da década de 2030. O acordo de segurança assinado há dois anos permite que a Austrália adquira oito novos submarinos com a ajuda dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Os membros do AUKUS veem a participação da Austrália no acordo como um meio de contrabalançar a presença naval crescente da China na região do Indo-Pacífico.
O Primeiro-Ministro Australiano, Anthony Albanese, falou em uma entrevista de rádio na sexta-feira (15). Ele classificou a aprovação do Congresso dos EUA de “conquista extraordinária” e “importante para a segurança nacional da Austrália”. Albanese havia feito lobby junto aos legisladores americanos para aprovar o projeto de lei de defesa até o final deste ano, durante sua última visita a Washington.
O custo do acordo de submarinos pode chegar a cerca de 250 bilhões de dólares americanos ao longo de três décadas para os australianos. Críticos argumentam que isso poderia, eventualmente, resultar em um aumento de impostos, agravando a crise do custo de vida no país.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am