Shiga, Japão – 06 de dezembro de 2023 – O nível da água do Lago Biwa, o maior lago do Japão, tem enfrentado uma significativa queda devido à escassez de chuvas, causando transtornos para operadores de embarcações na região.
Com uma área de aproximadamente 670 quilômetros quadrados, o Lago Biwa abastece água para mais de 14 milhões de pessoas na bacia do Rio Yodo, que abrange prefeituras como Shiga, Kyoto e Osaka.
Desde o verão, a falta de chuvas tem provocado a redução do nível da água do lago. Às 6:00 da manhã desta terça-feira (5), estava 69 centímetros abaixo do padrão, ficando 30 centímetros abaixo da média sazonal.
O governador de Shiga, Mikazuki Taizo, divulgou os resultados de uma pesquisa realizada no mês passado sobre como a diminuição do nível da água tem afetado a indústria pesqueira e o turismo na região.
A pesquisa revelou que a maior diferença de altura entre os barcos e os cais em alguns portos tem dificultado o embarque e desembarque de pessoas, bem como o carregamento e descarregamento de cargas.
Alguns pescadores relataram que as hélices de seus barcos foram danificadas ao atingir rochas e detritos no fundo do lago.
Mikazuki destacou que, até agora, não houve um impacto significativo na vida das pessoas de Shiga, mas o governo da prefeitura estará atento à situação.
O governador reiterou seu apelo para que as pessoas economizem água, destacando a importância da conscientização diante da atual crise hídrica na região.
- Chanceler da Ucrânia visita Japão e busca mais cooperação - 4 de agosto de 2025 1:14 am
- Pesquisadores usam etanol para cultivar vegetais sob calor extremo - 4 de agosto de 2025 1:09 am
- Festival Nebuta ilumina Aomori com carros alegóricos gigantes - 4 de agosto de 2025 1:03 am