Niigata, Japão, 28 de dezembro de 2023 – Após 32 meses de proibição efetiva, a Autoridade Reguladora Nuclear do Japão decidiu suspender a ordem que impedia a operação da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província de Niigata, na costa do Mar do Japão.
Em 2021, a Autoridade Reguladora Nuclear (Nuclear Regulation Authority – NRA), emitiu a ordem para a Tokyo Electric Power Company (TEPCO), operadora da usina, devido a revelações sobre falhas nas medidas antiterrorismo.
Na quarta-feira (27), em uma reunião, a NRA aprovou por unanimidade um relatório preliminar apresentado neste mês por sua secretaria, indicando que um sistema para a TEPCO melhorar as medidas antiterrorismo por conta própria está sendo efetivamente implementado.
Antes da decisão, a NRA realizou uma inspeção no local da usina e uma entrevista com o chefe da TEPCO.
A proibição efetiva, a primeira desse tipo emitida a um operador comercial de usina nuclear, permaneceu em vigor nos últimos 32 meses. Dois reatores da usina foram aprovados pela avaliação da NRA em 2017, um passo necessário para reiniciar as operações.
Com o levantamento da proibição efetiva, espera-se que a TEPCO retome os trabalhos para colocar a usina de volta em operação.
A atenção agora se volta para a possibilidade da TEPCO obter o consentimento local para reiniciar as operações. As reações locais são mistas, com algumas pessoas expressando esperança de revitalização da economia local, enquanto outras têm preocupações com a segurança.
O governador de Niigata, Hanazumi Hideyo, planeja discutir o assunto e ouvir as opiniões das pessoas. Ele sugeriu que uma opção seria realizar uma eleição para confirmar as opiniões dos residentes locais.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am