Califórnia, Estados Unidos, 03 de dezembro de 2023 – Os chefes de defesa dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália concordaram em fortalecer as capacidades de dissuasão na região Indo-Pacífico por meio da colaboração em tecnologias avançadas durante a reunião de ministros da defesa da aliança trilateral conhecida como AUKUS, realizada no estado da Califórnia na sexta-feira. A parceria AUKUS foi estabelecida para enfrentar as crescentes atividades marítimas da China na região.
Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, as três nações reafirmaram seu compromisso em acelerar a colaboração no setor de tecnologia avançada para aprimorar a dissuasão na região Indo-Pacífico.
O comunicado destaca que os parceiros da AUKUS irão “implantar algoritmos comuns de inteligência artificial avançada em vários sistemas, incluindo aeronaves de patrulha marítima P-8A, para processar dados de sonobóias de cada nação,” que detectam sons subaquáticos de submarinos.
Segundo a declaração, esses avanços conjuntos permitirão análises de dados em alta velocidade e volume.
O Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou em coletiva de imprensa conjunta que as três nações estão se aproximando diariamente de sua visão compartilhada de um Indo-Pacífico livre e aberto.
O governo dos EUA notificou o Congresso sobre sua aprovação para a venda de equipamentos relacionados a submarinos no valor de 2 bilhões de dólares, em conexão com o plano da Austrália de introduzir submarinos nucleares dos EUA.
- Parlamento japonês abre sessão extraordinária em Tokyo - 2 de agosto de 2025 2:25 am
- Justiça japonesa absolve homem após quase 40 anos - 2 de agosto de 2025 1:53 am
- Japonesa é atacada em estação de metrô na China - 2 de agosto de 2025 1:48 am