Tóquio, Japão, 28 de Novembro de 2023 – O vice-presidente da Universidade Nihon, Sawada Yasuhiro, entrou com uma ação por danos contra a presidente do conselho da universidade, Hayashi Mariko, a acusando de assédio de poder. A ação, movida na segunda-feira (27), no Tribunal Distrital de Tóquio, busca 10 milhões de ienes em danos.
Sawada e Hayashi têm sido alvo de críticas por sua resposta a um recente escândalo envolvendo o uso de maconha por membros do clube de futebol americano da universidade.
Na ação, Sawada alega que Hayashi o proibiu de participar da maioria das reuniões importantes sem uma explicação plausível entre o final de agosto e o início de setembro. Ele também afirma que Hayashi, persistentemente, o pressionou para renunciar.
A NHK entrou em contato com a universidade em busca de uma resposta de Hayashi. A universidade afirmou que não pode comentar, pois ainda não recebeu a reclamação.
Enquanto isso, fontes afirmam que Sawada e o presidente da universidade, Sakai Takeo, informaram na segunda-feira (27), à universidade, sua intenção de renunciar.
Um painel de terceiros examinando a maneira como a universidade lidou com o escândalo relacionado à maconha no mês passado criticou Sawada por não relatar rapidamente à polícia a descoberta de fragmentos de plantas suspeitas.
O painel considerou essa inação como o maior fator para a perda grave de confiança na universidade.
Também apontou uma quebra de governança, já que Sakai e Hayashi falharam em cumprir sua obrigação de relatar ao conselho.
O conselho pediu a Sawada e Sakai que renunciassem e reduziu o salário de Hayashi em 50% por seis meses.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am