Kiev, 20 de novembro de 2023 – A Força Aérea da Ucrânia anunciou neste domingo que interceptou 15 dos 20 drones lançados pela Rússia em ataques noturnos que ocorreram em duas noites consecutivas. Segundo relatos, os ataques não resultaram em vítimas, mas destroços dos drones danificaram cinco edifícios na região central de Cherkasy.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, emitiu um alerta em um vídeo no sábado (18), destacando a possibilidade de mais investidas russas, especialmente durante o inverno. Ele expressou preocupações específicas sobre possíveis ataques a estações de energia e outras infraestruturas cruciais, considerando o aumento na demanda por eletricidade.
Enquanto a Força Aérea Ucraniana celebrava o sucesso na neutralização dos drones, um porta-voz do Comando Operacional Sul militar informou que as tropas russas foram repelidas de 3 a 8 quilômetros na margem leste do rio Dnipro, na região sul de Kherson. O porta-voz considerou esse avanço uma “conquista”, embora tenha ressaltado que um contingente significativo das forças russas permanece na região, indicando que há muito trabalho a ser feito.
As recentes ações militares destacam a persistência da tensão na região, enquanto a Ucrânia busca proteger suas fronteiras e infraestruturas-chave contra possíveis investidas russas. O alerta do presidente Zelenskyy ressalta a importância de medidas preventivas, especialmente durante os meses de inverno, quando os desafios podem se intensificar.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am