Tóquio, Japão, 21 de novembro de 2023 – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO), operadora da danificada usina nuclear de Fukushima Daiichi, anunciou a conclusão bem-sucedida da terceira rodada de descarga de água tratada no oceano. A medida faz parte do plano para gerenciar a água contaminada acumulada na usina após o desastre de 2011.
A TEPCO começou a liberar a água tratada da usina para o oceano em agosto, após diluir significativamente com grandes quantidades de água do mar. Os oficiais da TEPCO divulgaram na segunda-feira (20), que a última rodada foi finalizada pouco depois do meio-dia, com 7.753 toneladas de água de 10 tanques sendo descarregadas sem problemas que pudessem interromper a liberação. Esta rodada começou em 2 de novembro.
Análises diárias de amostras de água do mar, coletadas em 10 locais dentro de 3 quilômetros da usina, mostraram uma concentração máxima de trítio de 11 becquerels por litro. Esse valor está muito abaixo dos 700 becquerels por litro, o nível estabelecido pela empresa para suspender a liberação.
A TEPCO planeja liberar aproximadamente 31.200 toneladas de água tratada em quatro rodadas durante o atual ano fiscal, que se encerra em março. A quarta está programada para ocorrer após o início de 2024.
Desde o triplo derretimento na usina de Fukushima Daiichi em 2011, a água utilizada para resfriar o combustível fundido tem se misturado com chuva e água subterrânea. Embora a água acumulada seja tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, ainda contém trítio. Essa água tratada é armazenada em mais de 1.000 tanques.
Antes da liberação, a TEPCO dilui a água tratada para reduzir os níveis de trítio a cerca de um sétimo do nível orientador da Organização Mundial da Saúde para água potável.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am