A companhia japonesa de teatro musical Takarazuka Revue, formada somente por mulheres, divulgou um relatório investigativo sobre a morte de uma de suas integrantes em setembro.
A artista, de 25 anos, que se juntou ao grupo de canto e dança há seis anos, foi encontrada morta na cidade de Takarazuka, na província de Hyogo, no oeste do Japão. Ela parece ter tirado a própria vida.
Uma equipe de advogados terceirizados compilou o relatório, após interrogar mais de 60 pessoas, incluindo membros do grupo. O grupo divulgou o relatório em uma coletiva de imprensa na terça-feira (14).
O relatório diz que as investigações não puderam confirmar se a mulher sofria bullying ou assédio.
Mas disse que a possibilidade de ela ter sofrido estresse mental grave não pode ser negada, pois ela estava sujeita a horas de trabalho excessivamente longas e a instruções de artistas seniores.
O diretor do Takarazuka Revue, Koba Kenshi, expressou suas condolências aos membros da família enlutada na coletiva de imprensa. Ele pediu desculpas por não ter sido capaz de proteger um membro precioso de sua família e prometeu responder sinceramente a eles.
Koba também disse que deixará o cargo em 1º de dezembro e que sente uma grande responsabilidade como chefe da organização.
A família da mulher está exigindo um pedido de desculpas e uma indenização do grupo, alegando que sua morte foi causada por excesso de horas de trabalho e assédio por parte dos artistas seniores.
Se você ou alguém que você conhece estiver em crise e precisar de ajuda, há recursos disponíveis no Japão. A Linha Direta Yorisoi está disponível gratuitamente pelo telefone 0120-279-338. Para consultas em um idioma diferente do japonês, pressione 2 após a orientação inicial. O aconselhamento também é oferecido pelo Facebook Messenger.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am