Minsk, Bielorrússia – 24 de novembro de 2023 – Apesar do apelo do Presidente Russo Vladimir Putin à unidade, a Armênia não participou de uma cúpula da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, Collective Security Treaty Organization (CSTO), liderada pela Rússia, realizada na capital bielorrussa de Minsk na quinta-feira (23).
Putin ressaltou os esforços da CSTO para melhorar as forças coletivas de implantação rápida, destacando que os Estados membros, incluindo a Rússia, não toleram o terrorismo em nenhuma região do mundo.
O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, enfatizou o papel integral da aliança na segurança de seus membros e de toda a região da Eurásia.
A ausência do Primeiro-Ministro Armênio, Nikol Pashinyan, na cúpula, aparentemente, reflete insatisfação com a Rússia. Embora a Armênia tenha contado com o apoio russo no passado, as relações esfriaram após a derrota dos armênios étnicos pelo Azerbaijão no conflito militar em Nagorno-Karabakh.
Embora a Armênia tenha afirmado não ter a intenção de se retirar da CSTO, Pashinyan também não compareceu a uma cúpula de nações da ex-União Soviética no mês passado.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, expressou pesar pela ausência de Pashinyan na cúpula da CSTO.
Putin busca fortalecer a unidade das nações da CSTO para enfrentar os países ocidentais, em meio à crescente tensão relacionada à guerra na Ucrânia.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm

