Tóquio, Japão – 29 de novembro de 2023 –Uma pesquisa do governo japonês revelou que, no último ano, houve percentuais recordes de crianças com sobrepeso em várias faixas etárias, levantando preocupações sobre os possíveis impactos das mudanças no estilo de vida durante a pandemia.
O Ministério da Educação analisa os dados de check-ups de saúde de crianças em todo o país, desde o jardim de infância até o ensino médio, para avaliar seu desenvolvimento. Tradicionalmente realizada de abril a junho, nos três anos até 2023, o ministério estendeu o período da pesquisa até março devido aos efeitos da pandemia de coronavírus, visto que o ano letivo japonês vai de abril a março.
A pesquisa aponta que, no ano escolar de 2022, todos os grupos etários, do quinto ano até o terceiro ano do ensino fundamental, registraram os percentuais mais altos de meninos com sobrepeso desde a introdução do método de pesquisa em 2006. Mais de 15% dos meninos do quinto ano e 11,3% dos do terceiro ano do ensino médio estavam com sobrepeso.
Entre as meninas, todos os grupos etários do ensino fundamental, exceto o segundo ano, registraram o maior percentual de meninas com sobrepeso. Mais de 10% das meninas do sexto ano estavam com sobrepeso.
Os oficiais do ministério aconselharam contra comparações simples entre dados anteriores e os últimos números devido às diferenças nos períodos de amostragem. No entanto, eles suspeitam que a pandemia tenha contribuído para mudanças no estilo de vida, como a redução das oportunidades de exercício para as crianças.
Os resultados da pesquisa levantam questões sobre a saúde infantil no Japão e destacam a importância de estratégias para promover estilos de vida ativos, especialmente em tempos de desafios como os apresentados pela pandemia de COVID-19. A comunidade educacional e os pais estão agora atentos às implicações desses dados e possíveis medidas para reverter essa tendência preocupante.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am