Tóquio, Japão, 28 de novembro de 2023 – Um painel de especialistas do Ministério da Saúde do Japão anunciou que a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela empresa farmacêutica Daiichi Sankyo recebeu aprovação para ser utilizada em inoculações no país. Essa conquista marca a primeira vacina contra a COVID-19 de fabricação japonesa pronta para uso prático.
O painel de especialistas realizou uma reunião na segunda-feira (27), durante a qual confirmaram a eficácia da vacina e expressaram a ausência de preocupações sérias sobre sua segurança.
A vacina foi desenvolvida visando a subvariante XBB.1.5 do coronavírus Omicron, e a Daiichi Sankyo solicitou a aprovação em setembro. As autoridades afirmam que, após a aprovação formal do Ministério da Saúde, a vacina será enviada para municípios em todo o país já em dezembro.
Até o momento, o Japão tem utilizado vacinas desenvolvidas por empresas estrangeiras como Pfizer e Moderna. Apesar de uma vacina anterior da Daiichi Sankyo ter obtido aprovação em agosto, ela não foi utilizada para inoculações.
O Ministério já havia concordado em adquirir 1,4 milhão de doses da vacina adaptada para a variante XBB.1.5 da Daiichi Sankyo, após aprovar o plano da empresa para fabricação e venda da vacina. Essa decisão representa um avanço significativo na estratégia de imunização do Japão e pode ter implicações importantes na resposta global à pandemia.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

