Tóquio, Japão – 29 de novembro de 2023 – Informações recentes indicam que mísseis balísticos foram disparados em direção às águas do Golfo de Aden, onde um destroyer da Força de Autodefesa Marítima do Japão (MSDF) respondia ao sequestro de um petroleiro britânico. O Almirante Chefe da MSDF, Sakai Ryo, informou à imprensa na terça-feira (28), que a informação foi repassada pelos militares dos EUA.
Segundo relatos, dois mísseis balísticos atingiram, aproximadamente, 18 quilômetros de distância de onde um destroyer dos EUA respondia ao sequestro. O destroyer japonês Akebono e aeronaves de patrulha estavam em missão nas proximidades.
Ryo afirmou que não houve ameaça direta à segurança do Akebono, mas reconheceu a impossibilidade de responder a um possível impacto direto de um míssil balístico, já que o destroyer não está equipado com um sistema antimísseis balísticos.
Ele destacou também que os mísseis balísticos do Yemen são considerados carentes de precisão, e a missão atual da MSDF na região será mantida.
O militar dos EUA informou que os dois mísseis balísticos foram lançados na direção geral do destroter dos EUA a partir de áreas controladas pelos rebeldes Houthi no Yemen, sem causar danos ao navio. O incidente destaca a tensão e os riscos associados às operações militares na região do Golfo de Aden.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am