Washington, Estados Unidos – 27 de Novembro de 2023 – A Marinha dos Estados Unidos anunciou no sábado (25), que realizou uma “operação de liberdade de navegação” em torno de ilhas no Mar do Sul da China reivindicadas por China, Vietnã e Taiwan. O destroyer de mísseis guiados USS Hopper “afirmou os direitos e as liberdades de navegação no Mar do Sul da China, próximo às Ilhas Paracel,” conforme declarado pela 7ª Frota.
A frota afirmou que os Estados Unidos desafiam “reivindicações marítimas excessivas” e “continuarão a defender os direitos e as liberdades do mar.”
Antes do anúncio, o Comando do Teatro Sul do Exército Chinês, que opera no Mar do Sul da China, expressou oposição à ação. Em comunicado no sábado, o porta-voz afirmou que a frota dos EUA invadiu ilegalmente as águas territoriais chinesas perto das Ilhas Xisha, conhecidas internacionalmente como Ilhas Paracel.
O porta-voz referiu a navegação como uma séria violação da soberania e segurança da China. Descreveu os EUA como os maiores perturbadores da paz e estabilidade no Mar do Sul da China e afirmou que as tropas chinesas defenderão resolutamente a soberania nacional, segurança e a paz na região.
A ação dos EUA eleva as tensões na região, enquanto questões territoriais disputadas continuam a ser um ponto de atrito entre as nações envolvidas. O episódio destaca a complexidade geopolítica do Mar do Sul da China e a rivalidade crescente entre as potências na região.
- Homem é preso no Japão por vender deepfakes sexuais - 17 de outubro de 2025 6:27 am
- Urso invade creche no norte do Japão, ninguém se fere - 17 de outubro de 2025 6:22 am
- Coreia do Sul envia força-tarefa contra golpes no Camboja - 17 de outubro de 2025 6:11 am