Texas, EUA, 20 de novembro de 2023 – A SpaceX, empresa de exploração espacial liderada por Elon Musk, lançou a nave espacial Starship em seu segundo teste de voo no último sábado (18). Desenvolvida para transportar astronautas até a Lua e, eventualmente, Marte, a Starship enfrentou dificuldades durante a missão de teste.
A espaçonave, de 120 metros de comprimento, foi lançada do centro de lançamento no sul do Texas, impulsionada pelo Super Heavy Booster. Inicialmente, o voo progrediu conforme o planejado, com a separação bem-sucedida dos estágios, cerca de 3 minutos após o lançamento.
Contudo, a comunicação com a Starship foi perdida pouco depois, levando a SpaceX a indicar que “pode ter ocorrido a perda do segundo estágio.”
A empresa havia implementado várias melhorias, incluindo na seção de junção entre os dois estágios, após o teste de voo anterior em abril, quando a Starship explodiu aproximadamente 4 minutos após o lançamento.
O programa Starship assume grande importância, uma vez que a agência espacial dos EUA, a NASA, tem um contrato com a SpaceX para seu programa lunar tripulado Artemis. O sucesso do Starship é crucial para o cumprimento dos objetivos da NASA na exploração lunar e, eventualmente, em missões tripuladas a Marte.
Após a ocorrência do incidente, a SpaceX iniciou uma análise detalhada para identificar as causas da falha. A companhia reiterou seu compromisso com o desenvolvimento seguro e eficiente das tecnologias espaciais, enquanto trabalha em estreita colaboração com a NASA para superar os desafios encontrados durante os testes.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am