O Primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, está considerando a possibilidade de se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, à margem da cúpula da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC), agendada para a próxima semana em São Francisco.
O fórum da APEC está programado para ocorrer de quarta (15) a sexta-feira (17).
O governo japonês planeja enviar um oficial de alto escalão à China para coordenar as conversações, visando marcá-las para quinta-feira.
Fontes do governo esperam que as conversações ocorram nesse dia, uma vez que está planejado um encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e Xi no dia anterior.
O secretário-geral do Secretariado de Segurança Nacional do Japão, Akiba Takeo, visitará a China na quinta-feira (9), para conversar com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi. Tóquio monitorará se a cúpula entre Biden e Xi será realizada antes de tomar uma decisão final.
Caso Kishida e Xi se encontrem para conversações, será o primeiro encontro em cerca de um ano.
Kishida pretende apresentar a posição do Japão sobre questões bilaterais pendentes, incluindo a suspensão das importações de frutos do mar japoneses, medida adotada por Pequim após o lançamento de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi no mar.
O objetivo é construir relações bilaterais construtivas e estáveis com a China, expressando disposição para cooperar em pontos de atrito.
Além disso, Kishida planeja visitar a Universidade de Stanford junto com o Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, para trocar ideias sobre tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial, com empresas, na tentativa de fortalecer laços com Seul.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am