O governo japonês anunciou um novo Ministro de Estado das Finanças. Kanda Kenji pediu exoneração na segunda-feira (13), por não pagar impostos repetidamente. Um ex-ministro de Estado do Gabinete do Governo deverá substituí-lo.
O legislador da Câmara dos Deputados, Akazawa Ryosei, pertence ao Partido Liberal Democrático, o principal partido do governo. Ele também atuou como Vice-Ministro Parlamentar de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo.
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, teve que substituir três membros do gabinete na atual sessão da Dieta. Seu Ministro de Estado da Justiça e o vice-ministro parlamentar de educação e cultura renunciaram um após o outro no mês passado. Kishida diz que leva a sério sua responsabilidade pela nomeação de Kanda.
Kishida diz: “Tenho que pedir desculpas ao povo do Japão por tudo isso. Devemos trabalhar duro e cumprir nossos deveres com um maior senso de tensão. Acho que isso é tudo o que devemos fazer para restaurar a confiança do público”.
Kanda é um legislador da câmara baixa e contador fiscal certificado. Ele se desculpou na semana passada na Dieta, admitindo que o terreno e os prédios de uma empresa onde atua como diretor representante foram confiscados quatro vezes devido à inadimplência fiscal.
As revelações foram feitas após uma reportagem em uma revista. Os legisladores da oposição pediram a renúncia de Kanda.
- EUA pedem que aliados ampliem gastos com defesa - 7 de dezembro de 2025 7:58 pm
- Grande erupção atinge vulcão Kilauea no Havaí - 7 de dezembro de 2025 7:48 pm
- Takaichi visita região atingida por terremoto em 2024 - 7 de dezembro de 2025 7:43 pm
















