Os ministros da Defesa do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul concordaram em acelerar o compartilhamento de dados em tempo real sobre os lançamentos de mísseis norte-coreanos.
O ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, participou, por meio de um link de vídeo, de uma reunião entre o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, em Seul, no domingo (12).
Os ministros da defesa condenaram os repetidos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte. Eles enfatizaram que, mesmo que o objetivo seja lançar um satélite, o uso da tecnologia de mísseis balísticos viola as resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU.
Os chefes disseram que um novo mecanismo de compartilhamento de dados está em fase final de preparação. Eles concordaram em acelerar os esforços para ativá-lo oficialmente até o final do ano.
Eles também concordaram em finalizar um plano plurianual para exercícios militares trilaterais até o final do ano.
Mais tarde, Kihara disse aos repórteres que as três nações devem cooperar para proporcionar paz e estabilidade regionais, dada a gravidade do ambiente de segurança que inclui a situação da Coreia do Norte. Ele disse que o Japão colaborará mais estreitamente com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















