Segundo a NHK, Japão e Estados Unidos estão considerando um novo programa de ajuda financeira para auxiliar economias emergentes em seus esforços de descarbonização, no âmbito do Quadro Econômico Indo-Pacífico para Prosperidade, ou Indo-Pacific Economic Framework for Prosperity – IPEF.
O IPEF é uma parceria econômica entre 14 países, incluindo Japão, Estados Unidos, Índia e Austrália. Seu objetivo é fortalecer a cooperação em quatro áreas, incluindo comércio e cadeias de abastecimento, com o intuito de contrapor a influência crescente da China na região Indo-Pacífico.
Fontes afirmam que estão sendo feitos arranjos para criar um novo fundo de apoio aos esforços de descarbonização de economias emergentes. Tanto Tóquio quanto Washington estão cogitando contribuir com cerca de 10 milhões de dólares cada.
Além disso, estão sendo planejadas reuniões regulares a partir do próximo ano para discutir medidas concretas que fortaleçam as cadeias de abastecimento de minerais críticos, como o lítio, acelerando a cooperação nessa área entre os membros do IPEF.
A expectativa é que a reunião aborde questões como compartilhamento de informações sobre exploração mineral, melhoria do ambiente e padrões trabalhistas para o desenvolvimento sustentável. Isso ocorre em meio à intensificação da competição com a China e outros países por interesses em minerais críticos.
Os Estados Unidos sediarão uma reunião ministerial do IPEF na próxima semana, onde tais propostas e colaborações serão discutidas.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am