Os ministros das Relações Exteriores do Japão e do Chile concordaram em cooperar no fortalecimento das cadeias de suprimento de minerais essenciais e no campo da energia limpa.
A ministra das Relações Exteriores do Japão, Kamikawa Yoko, reuniu-se nos Estados Unidos na segunda-feira (13), com seu colega chileno, Alberto van Klaveren. Kamikawa está em São Francisco para participar do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico e de outras reuniões.
O Chile produz cobre e lítio. Os dois ministros concordaram em aprofundar a cooperação para melhorar as cadeias de suprimento de minerais essenciais e promover o uso de energia limpa, como hidrogênio e amônia.
Eles também afirmaram que os dois países cooperarão estreitamente para manter o conteúdo de alto nível do acordo comercial transpacífico CPTPP. Ambos os países são membros do pacto.
Sobre o conflito entre Israel e Hamas, Kamikawa explicou que o Grupo dos Ministros das Relações Exteriores do G7, emitiu uma declaração sobre o assunto na semana passada em Tóquio, em uma reunião que ela presidiu.
Os dois ministros também concordaram que a situação humanitária em Gaza deve ser melhorada e que o conflito deve ser desescalonado.
- Irã afirma estar pronto para retomar negociações nucleares - 1 de fevereiro de 2026 1:07 am
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 1 de fevereiro de 2026 1:02 am
- Viagens entre Japão e Coreia do Sul batem recorde em 2025 - 1 de fevereiro de 2026 12:58 am
















