O governo do Japão decidiu criar um fundo de 1 trilhão de ienes, ou cerca de 6,6 bilhões de dólares, ao longo de 10 anos para a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, JAXA, para impulsionar as empresas relacionadas ao espaço no país.
A concorrência global na exploração espacial está se intensificando, com o setor privado, incluindo a SpaceX de Elon Musk, participando do campo.
O fundo de estratégia espacial tem como objetivo atingir a meta do governo de dobrar o mercado doméstico relacionado ao espaço de cerca de 26 bilhões para 52 bilhões de dólares no início da década de 2030.
O governo planeja alocar o financiamento para empresas, universidades e outras entidades para apoiar o desenvolvimento da tecnologia espacial.
Com uma janela de 10 anos para o financiamento, distribuindo os gastos ao longo de vários anos fiscais, o governo está tentando incentivar a participação de empresas ou outros setores por meio de ajuda em larga escala e de longo prazo.
Espera-se que o governo decida sobre os temas do projeto em uma estratégia de tecnologia espacial que pretende elaborar até o final do ano fiscal atual. Com base nos temas, a JAXA selecionará candidatos adequados para receber subsídios e outros tipos de assistência.
Os ministérios da ciência, economia e afins reservaram um total de quase 2 bilhões de dólares no projeto de orçamento suplementar para o ano fiscal atual.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am