Israel pediu, novamente, que a população da parte norte da Faixa de Gaza se desloque para o sul para sua segurança, pois o número de vítimas civis está aumentando à medida que as forças israelenses intensificam sua ofensiva contra o grupo terrorista Hamas.
Os militares israelenses anunciaram no domingo (5), que atingiram mais de 2.500 alvos do Hamas desde o início de suas operações terrestres ao redor da Cidade de Gaza.
As imagens divulgadas no domingo mostram muitos soldados e tanques posicionados e combates contínuos na cidade.
O Hamas disse, no domingo, que seus combatentes atacaram as tropas israelenses a leste de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, e destruíram dois tanques.
A mídia árabe informou que os ataques aéreos de Israel atingiram o campo de refugiados de Maghazi, no centro de Gaza, na noite de sábado (4). Meios de comunicação como a Al Jazeera citaram autoridades de saúde locais dizendo que mais de 40 pessoas foram mortas. As imagens mostram um local totalmente coberto por escombros e muitas pessoas resgatando sobreviventes.
Os militares israelenses anunciaram, pelo segundo dia consecutivo, que a Salah al-Din Street, uma via que atravessa a faixa de norte a sul, estará disponível como rota humanitária. Ela estará aberta para os residentes das 10 às 14 horas no domingo.
A medida é vista como uma demonstração de Israel de seus esforços para reduzir o número de vítimas civis. Mas os observadores não têm certeza de quantos moradores realmente usarão a oportunidade, já que a rua ficará aberta por apenas quatro horas.
Israel também condenou o Hamas por perturbar os esforços de evacuação no sábado, bombardeando as tropas israelenses que estavam trabalhando para proteger a rota.
As autoridades de saúde em Gaza afirmam que 9.488 pessoas, incluindo 3.900 crianças, foram mortas desde o início do conflito entre Israel e o Hamas no mês passado.
Do lado israelense, o número de mortos é de pelo menos 1.400, e mais de 240 cidadãos israelenses e estrangeiros estão sendo mantidos como reféns em Gaza.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















