O iene japonês caiu perto de seu ponto mais baixo em 33 anos em relação ao dólar nesta terça-feira (31). O iene atingiu 151,74 em relação à moeda americana durante as negociações de Nova York.
A queda do iene ocorreu depois que os líderes do Banco do Japão encerraram uma reunião de política de dois dias na terça-feira. O presidente do BOJ, Ueda Kazuo, anunciou que o banco seria mais flexível em sua política monetária. Entretanto, ele não disse quando os formuladores de políticas poderiam intervir.
O BOJ manteve as taxas de juros de curto prazo em menos 0,1%, mesmo quando os bancos centrais dos EUA as elevaram para mais de 5%. A queda do iene indica que os investidores não estão convencidos de que o BOJ começará a reduzir essa diferença.
As autoridades do Ministério das Finanças do Japão revelaram que não intervieram quando o iene caiu, há algumas semanas, para 150 por dólar. Alguns traders interpretaram esse fato como uma dica para vender a moeda japonesa novamente.
Edward Al-Hussainy, analista sênior da Columbia Threadneedle Investments, disse que a falta de intervenção do BOJ é “maciçamente lucrativa” e “distorcida em favor do dólar”.
Ele acrescentou que não ficaria surpreso se visse o iene cair para o nível 155 e que, se a queda ganhar ritmo, ele espera que as autoridades japonesas intervenham.
- Coreia do Norte prioriza drones e IA para modernização militar - 28 de março de 2025 8:00 am
- EUA defendem uso de app em operação contra Houthis - 28 de março de 2025 7:52 am
- Acidentes com alunos aumentam no início do ano letivo no Japão - 28 de março de 2025 7:48 am