A Agência Meteorológica do Japão afirma que as rochas expelidas por uma erupção vulcânica submarina formaram novas terras perto da Ilha de Ioto, também conhecida como Iwojima, no Oceano Pacífico.
A ilha de Ioto faz parte da cadeia de ilhas Ogasawara e está localizada a mais de 1.200 quilômetros ao sul do centro de Tóquio.
A agência informou na quinta-feira (9), sobre as atividades vulcânicas em outubro.
A agência disse que foi informada pelas Forças de Autodefesa Marítima, que tem uma base aérea na ilha, sobre a erupção que ocorreu em 21 de outubro na costa sul de Ioto.
Colunas de água contendo poeira preta teriam sido expelidas do mar em intervalos de menos de um minuto a alguns minutos, atingindo alturas de até 100 metros.
A agência analisou imagens de satélite e realizou um levantamento aéreo por especialistas em 30 de outubro para confirmar a nova terra formada ao norte do local da erupção.
A agência disse que essa é a primeira descoberta de uma nova formação de terra na costa de Ioto.
A terra cresceu este mês para cerca de 300 metros de comprimento de norte a sul.
As autoridades da agência disseram que a erupção diminuiu desde a noite de quarta-feira. Eles disseram que a ilhota pode não permanecer como terra, pois é feita de rochas e podem ser facilmente varridas pelas ondas.
A agência também anunciou que a ilha de Kuchinoerabujima, na província de Kagoshima, registrou um aumento acentuado no número de terremotos vulcânicos desde o início de novembro. Cerca de 320 terremotos foram observados somente na quarta-feira (8).
A agência meteorológica está alertando que o risco de uma erupção que poderia afetar uma área designada está aumentando.
A agência está pedindo que as pessoas em um raio de 2 quilômetros de duas crateras na ilha fiquem em alerta para grandes rochas vulcânicas e fluxos piroclásticos que podem vir de uma erupção.
- Programa O Sul em Cima edição 35/2025 destaca Leindecker e Gessinger - 14 de novembro de 2025 11:45 pm
- Joshua Jamison lança álbum com raízes texanas - 14 de novembro de 2025 8:44 am
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am

