Um destroyer dos EUA e uma fragata canadense navegaram pelo Estreito de Taiwan na quarta-feira (1). As marinhas dos EUA e do Canadá realizaram um trânsito semelhante em setembro.
A 7ª Frota da Marinha dos EUA disse que seu destroyer de mísseis guiados USS Ralph Johnson e a fragata HMCS Ottawa da Marinha Real Canadense realizaram um “trânsito de rotina pelo Estreito de Taiwan”.
A 7ª Frota disse que os navios passaram por “um corredor no Estreito que está além do mar territorial de qualquer Estado costeiro” e que o trânsito foi “normal, não provocativo e consistente com a lei internacional”.
A 7ª Frota também disse que o trânsito bilateral “demonstra o compromisso dos Estados Unidos e de nossos aliados e parceiros com um Indo-Pacífico livre e aberto”.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que os dois navios de guerra navegaram para o norte através do estreito na noite de quarta-feira.
O HMCS Ottawa e o destroyer de mísseis guiados dos EUA, USS Ralph Johnson, fizeram um trânsito semelhante em setembro.
Recentemente, os militares chineses intensificaram suas atividades em torno de Taiwan. No final de outubro, o porta-aviões chinês Shandong atravessou o Canal Bashi, entre Taiwan e as Filipinas, e realizou exercícios no Pacífico Ocidental.
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
















