Seul, Coreia do Sul – 24 de novembro de 2023 – A Agência Nacional de Inteligência da Coreia do Sul sugeriu que a Coreia do Norte recebeu assistência tecnológica da Rússia para o que Pyongyang descreveu como um lançamento bem-sucedido de um satélite militar-espião. A análise foi fornecida pela agência ao comitê de inteligência parlamentar sul-coreano na quinta-feira (23).
De acordo com um membro do comitê, a agência de inteligência acredita que o satélite norte-coreano entrou com sucesso em órbita. Autoridades também afirmaram que a Coreia do Norte forneceu à Rússia projetos e dados relacionados a seus lançamentos anteriores, recebendo uma avaliação de Moscou.
A agência analisou destroços coletados da tentativa de lançamento norte-coreano em maio, concluindo que o dispositivo montado no foguete não tinha utilidade como satélite de reconhecimento.
Quanto ao lançamento mais recente, a agência teria dito que não poderá determinar as capacidades do satélite a menos que Pyongyang divulgue imagens.
O Ministro da Defesa da Coreia do Sul, Shin Won-sik, afirmou durante uma reunião do comitê de defesa na quinta-feira que seu ministério continua a análise. Ele acredita que será possível determinar se o satélite está operacional em alguns dias.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am