A Coreia do Norte afirma ter realizado com sucesso os primeiros testes terrestres de seus recém-desenvolvidos motores de combustível sólido de alta potência para um novo tipo de míssil balístico de alcance intermediário.
O jornal do Partido dos Trabalhadores, Rodong Sinmun, no poder no país, publicou um relatório na quarta-feira. Ele disse que o Departamento Geral de Mísseis realizou testes dos motores de primeiro e segundo estágios em 11 e 14 de novembro, respectivamente.
O jornal publicou duas fotos dos testes. Em uma delas, é possível ver chamas e um grande volume de fumaça branca saindo do bocal de um motor. Essas são características típicas de um motor de combustível sólido.
O departamento de mísseis enfatizou que está aprimorando ainda mais as “capacidades estratégicas ofensivas” das forças armadas à luz do “ambiente de segurança grave e instável que o país enfrenta e da futura situação militar na região, na qual os inimigos se tornarão mais cruéis em seu conluio e nexo militar”. Os observadores dizem que o bureau pode ter tido em mente o Japão, os Estados Unidos e a Coreia do Sul quando fez a observação.
O desenvolvimento de mísseis balísticos de combustível sólido tem sido o foco do plano de defesa de cinco anos da Coreia do Norte. Os mísseis de combustível sólido podem ser lançados mais rapidamente do que os de combustível líquido.
O país vem desenvolvendo mísseis balísticos de combustível sólido da classe ICBM e de curto alcance.
Pyongyang realizou vários testes de lançamento de mísseis balísticos de combustível líquido de alcance intermediário. Alguns desses mísseis sobrevoaram o Japão. Alguns países estão em alerta, pois espera-se que a Coreia do Norte comemore seu recém-designado “dia da indústria de mísseis” no sábado.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am