O presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, concordaram em melhorar os laços econômicos bilaterais, apesar das diferenças em questões de segurança.
A viagem de Albanese à China, que começou no sábado (4), fez dele o primeiro primeiro-ministro australiano em sete anos a visitar o país. Ele se reuniu com Xi em Pequim na segunda-feira (6).
Xi disse a Albanese que os dois países estão agora no “caminho correto de melhorar e desenvolver as relações”. Ele disse que a China e a Austrália não têm “disputas históricas nem conflitos de interesses fundamentais e podem se tornar parceiros de confiança mútua”.
Xi também disse que a criação de “pequenos grupos” não ajudaria a resolver os desafios enfrentados pela comunidade internacional. Ele disse que a China alertará e se oporá a qualquer tentativa de levar a região da Ásia-Pacífico ao caos. As observações podem ser um sinal de que Pequim está desconfiada do aprofundamento dos laços de segurança da Austrália com os Estados Unidos.
Albanese, após a reunião, disse que a estabilização dos laços entre a Austrália e a China resultou em uma recuperação do comércio bilateral, e que isso é importante para ambos os países. Enquanto isso, ele reiterou a posição da Austrália de que o status quo em Taiwan deve ser mantido.
Albanese disse que, durante as conversas, Xi expressou o desejo de seu país de participar do Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am