Pequim, China – 25 de novembro de 2023 – Como parte de sua estratégia de “abertura de alto padrão”, a China anunciou na sexta-feira (24), que cidadãos de França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Malásia terão isenção de visto de entrada por até 15 dias a partir de 1º de dezembro. A medida visa impulsionar a economia doméstica e atrair investimentos estrangeiros, em um movimento que tem sido amplamente interpretado como uma resposta à crescente incerteza econômica.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, afirmou que a medida se aplica aos portadores de passaportes comuns desses países e permite estadias para fins como negócios, turismo e visita familiar. O período de isenção de visto será válido por um ano. O Japão e Brasil estão fora dessa iniciativa.
Analistas destacam que essa decisão representa um esforço claro da China em atrair investimentos estrangeiros e fomentar o turismo internacional, especialmente em um contexto de incertezas econômicas globais.
Mao Ning descreveu a iniciativa como parte da estratégia de “abertura de alto padrão” do país, destacando o compromisso chinês em promover relações internacionais mais amplas.
Vale ressaltar que, há três anos, a China suspendeu as isenções de visto de curta duração para cidadãos japoneses devido à pandemia de coronavírus. Recentemente, líderes em Tóquio têm instado Pequim a reconsiderar essa medida, buscando uma retomada das isenções de visto para cidadãos japoneses.
- Idosos mantêm tradição de cordas de palha para Ano Novo - 14 de novembro de 2025 3:35 am
- Irã exibe mísseis usados em conflito contra Israel - 14 de novembro de 2025 1:57 am
- Tribunal de Pequim confirma pena de jornalista por espionagem - 14 de novembro de 2025 1:52 am
















