Segundo a NHK, um grupo que estuda o trabalho do internacionalmente aclamado cineasta japonês Ozu Yasujiro abrirá um centro no distrito de Sakyo, na cidade de Kyoto, para armazenar roteiros, filmes e outros materiais para pesquisa.
O Ozu Yasujiro Institute afirma que essa será a primeira instalação de pesquisa no Japão dedicada a um único cineasta.
Ozu, conhecido por obras-primas como “Tokyo Story”, foi ativo antes e depois da Segunda Guerra Mundial. Ele criou métodos exclusivos de filmagem e direção conhecidos como “Ozu-cho”.
O instituto diz que os visitantes poderão ver roteiros, filmes e outros materiais quando o centro for inaugurado na próxima primavera.
A instalação, de um único andar, será projetada pelo arquiteto Nakamura Hiroshi. Ele é conhecido por reformar a arquitetura tradicional japonesa, incluindo o edifício Juyosho do Santuário Ueno Toshogu.
O centro terá uma sala com tapetes de tatame que podem ser vistos de um ângulo baixo para experimentar a técnica que Ozu usava com frequência em seus filmes.
O instituto é dirigido por Miyamoto Akiko, professora associada da Faculdade Feminina de Artes Liberais de Doshisha. Ela diz esperar que os fãs de Ozu de outros países visitem o centro para intercâmbio.
Ela diz que as exposições também são destinadas àqueles que estão descobrindo o trabalho de Ozu pela primeira vez.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















