A Força Aérea de Autodefesa do Japão, ou Japan’s Air Self-Defense Force – JASDF, realizou, pela primeira vez, exercícios de pouso e decolagem em aeroportos comerciais, na hipótese de suas bases se tornarem inutilizáveis em um ataque inimigo.
Os exercícios fizeram parte dos exercícios de larga escala que a SDF vem realizando desde sexta-feira (10), realizados a cada dois anos para simular a defesa do Japão.
Quatro caças F-2 pertencentes à Base Aérea de Tsuiki, na Prefeitura de Fukuoka, aterrissaram no Aeroporto de Oita, um após o outro, por volta das 13 horas de segunda-feira.
Os caças foram para o pátio e reabasteceram com o mesmo combustível que os aviões de passageiros de um caminhão-tanque comercial antes de decolar cerca de duas horas depois.
Um exercício semelhante foi realizado no Aeroporto de Tokunoshima, em uma ilha remota na Prefeitura de Kagoshima. Quatro caças F-15 realizaram pousos “touch-and-go”.
Os exercícios refletiram a nova política do Japão, apresentada na Estratégia de Segurança Nacional e em outros documentos importantes aprovados no ano passado, que exigem a utilização de aeroportos e portos marítimos para responder a contingências.
Os exercícios também serão realizados no aeroporto de Okayama, na província de Okayama, e no aeroporto de Amami, na província de Kagoshima, nesta semana.
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am
- Corrida de drones anima campos de arroz em Yamagata - 29 de setembro de 2025 3:37 am
- ONU restabelece sanções nucleares contra o Irã - 29 de setembro de 2025 3:32 am