Altos funcionários dos Estados Unidos e da China compartilharam suas preocupações sobre a atividade marítima no Mar do Sul da China. Ambos os lados confirmaram a importância do diálogo e de linhas abertas de comunicação.
Mark Lambert é o Coordenador da China no Departamento de Estado dos EUA e Secretário Adjunto para China e Taiwan.
Ele se reuniu na capital chinesa, Pequim, na sexta-feira (3), com Hong Liang, Diretor-Geral da China para Limites e Assuntos Oceânicos.
Um comunicado divulgado após a reunião enfatizou as preocupações dos EUA sobre as “ações perigosas e ilegais” da China no Mar do Sul da China, incluindo a obstrução de uma missão de reabastecimento militar das Filipinas em outubro.
O ministério das Relações Exteriores da China expressou sérias preocupações sobre o incentivo dos EUA para apoiar violações e provocações de partes no Mar do Sul da China.
Instou Washington a desempenhar um papel construtivo para a paz e estabilidade na região.
O ministério chinês disse que ambos os lados concordaram em buscar maneiras de explorar uma cooperação mutuamente benéfica, fortalecendo o diálogo e a comunicação.
A reunião em Pequim parece estar preparando o terreno para um encontro entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante a cúpula da APEC em San Francisco, em meados de novembro.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am