Nova York, EUA – 23 de novembro de 2023 – A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução nesta terça-feira (21), pedindo a todas as partes envolvidas que observem uma trégua global durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024. A adoção dessa resolução é uma tradição da Assembleia Geral a cada edição dos Jogos.
A resolução para os Jogos de Paris solicita uma cessação de todas as hostilidades, começando sete dias antes do início dos Jogos em julho do próximo ano e terminando sete dias após o término da Paralimpíada em setembro seguinte.
Além disso, a resolução insta os Estados-membros a garantir passagem segura, acesso e participação para atletas e pessoas relevantes durante os Jogos.
Em seu discurso na assembleia em Nova York, o Presidente do Comitê Organizador de Paris 2024, Tony Estanguet, afirmou que os Jogos “nos mostram o que temos em comum, em vez do que nos divide. No contexto atual, de conflitos e tensões, que todos conhecemos, estamos mais persuadidos do que nunca de que precisamos dos Jogos.”
Ele adicionou: “mais do que nunca, o esporte tem um papel a desempenhar e pode nos ajudar a dar um passo em direção a um mundo melhor.”
Um representante russo argumentou que tentativas de excluir os atletas do país de competições esportivas internacionais são completamente inaceitáveis. A Rússia solicitou uma votação para a adoção da resolução por consenso, recebendo 118 votos a favor, com Rússia e Síria se abstendo.
O Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, recebeu positivamente o resultado, observando que a resolução obteve amplo apoio sem votos contrários. Ele afirmou aos repórteres que em um momento de tanta confrontação, conflito e guerra, a missão dos Jogos Olímpicos é mais importante do que nunca.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am